
Decorreu no dia 12 de setembro, às 11h30, o lançamento de um projeto Educativo e Social pioneiro no país, para mais de 400 benificiários usufruírem gratuitamente, abrangendo os concelhos de Esposende, Barcelos e Póvoa de Varzim.
O Projeto “Além da Sela” é um exemplo de trabalho em rede entre o sistema educativo e um ator social integrado no território, promovendo o enriquecimento do programa educativo, das aprendizagens e das competências adquiridas e vivenciadas pela comunidade escolar.
Com uma abordagem inovadora, que alia a equitação a estratégias de inclusão e desenvolvimento pessoal, o Clube Hípico do Norte (CHN) procura dar resposta a três grandes problemas socias que comprometem a igualdade de oportunidades e a participação plena na sociedade. Estes desafios exigem soluções integradas e sustentáveis, onde o cavalo se revela um meio eficaz para promover a educação, a inclusão e o bem-estar.
Cada um dos programas pretendeu dar resposta a um problema social concreto:
1. Intervir para Mudar: Inclusão Social de pessoas em situação de vulnerabilidade;
2. Equitação Inclusiva na Comunidade: Risco de isolamento social;
3. A Galope para o Sucesso Escolar: Insucesso e abandono escolar.
O lançamento do projeto decorreu segundo o plano:
11h30 Receção
11h45 Visita às instalações
12h00 Apresentação do programa e intervenções
12h30 Encerramento
O sucesso na inauguração deste tão esperado projeto foi possível graças ao apoio da Fundação Belmiro De Azevedo, ao cofinanciamento do Portugal Inovação Social e do Norte 2030, e aos investidores sociais Bovi, LISLIF e Intacol.