Inovação Social & Inclusão
Inovação Social & Inclusão
Um movimento pela Dignidiade e Inclusão Social
Espetadores no CHN
Valências do Programa de Inovação Social & Inclusão
Equitação Terapêutica
Hipoterapia
Equitação Desportiva Adaptada
Equitação Desportiva
Áreas de Ação
Área de Intervenção e Inclusão
Área Educacional e Social
Pressupostos do sucesso da intervenção assistida por equinos:
A capacidade de relacionamento com os animais é relativamente independente da capacidade de relacionamento com o ser humano;
Os animais têm um estatuto submisso que fornece segurança, mesmo para alguém que apresente um baixa auto-estima e auto-conceito;
A capacidade de comunicação do Cavalo articula e interage com sentimentos, acções e emoções do ser humano;
Os benefícios motores, sociais e cognitivos na relação com o cavalo têm transferência para a vida diária dos praticantes.
Área de Intervenção e inclusão
1. Intervir para mudar
Conjunto de programas de terapia assistida por equinos para crianças e jovens com incapacidade ou deficiência. Está divido em três subprogramas com diferentes objetivos.
Arco-íris
População-alvo
População com distúrbios do neurodesenvolvimento, nomeadamente espectro autista, TDAH e transtornos do processamento sensorial.
Objetivo
Estimulação de competências sociais, comportamentais e sensoriais.
Valência
Equitação Terapêutica
Cinco Sentidos
População-alvo
População com Deficiência Motora / Mental, Multideficiência ou outras patologias com limitação motora.
Objetivo
Reabilitação neuromotora, estimulação de competências motoras, integração sensorial e aquisição de respostas adaptativas.
Valência
Hipoterapia
Capacitar
População-alvo
População com múltiplas incapacidades, nomeadamente sensorial, cognitiva, psicológica e social.
Objetivo
Desenvolvimento de competências motoras, sociais, cognitivas e equestres.
Valência
Equitação Terapêutica
2. Programa de Saúde mental
Conjunto de programas de terapia assistida por equinos para crianças, jovens e adultos com diagnóstico de doença mental. Está divido em quatro subprogramas com diferentes objetivos.
2.1 INTERVENÇÃO NA SAÚDE MENTAL
População-alvo
Adultos institucionalizados com diagnóstico de doença mental.
Objetivo
Estimulação de competências cognitivas, motoras, comportamentais, sociais e equestres.
Valência
Equitação Terapêutica
2.2. BOLSA DE EQUITAÇÃO DESPORTIVA ADAPTADA
População-alvo e objetivo
Identificação e seleção dos indivíduos mais dotados do Programa de Intervenção na Saúde Mental, para integrar o treino e o quadro competitivo do Special Olympics.
Valência
Equitação Desportiva Adaptada
2.3 EQUILÍBRIO EM MOVIMENTO
Enquadramento
Promoção da saúde mental nas escolas públicas do concelho como medida complementar proposta pela EMAEI (Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva).
População-alvo e Objetivo
Intervenção em crianças e jovens sinalizados pelas escolas públicas para combate ao luto, ansiedade, depressão, distúrbios alimentares, problemas de autoestima e autoconceito.
Valência
Equitação Desportiva
2.4. Recomeçar a Cavalo
População-alvo
Crianças e jovens com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos, com perturbação mental grave, inseridos em Unidades de Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental na Infância e Adolescência.
Objetivo
Parte integrante de um projeto de reabilitação psicossocial e terapêutico.
Valência
Equitação Terapêutica
3. Projeto integrar
"O “Projeto Integrar”, visa inserir progressivamente jovens com deficiência / incapacidade ou em situação de vulnerabilidade social nas atividades diárias do centro hípico, e desenvolver oportunidades de integração profissional e pessoal.
3.1 Projeto integrar – institucional
População-alvo
Jovens com deficiência / incapacidade ou vulnerabilidade social entre os 15 e os 35 anos.
Objetivos
Prevenção de exclusão social através de um programa de inclusão no exercício de tarefas do quotidiano do centro hípico.
Sensibilização da comunidade para a integração profissional da pessoa com deficiência.
Valência
Programa estruturado em 7 domínios específicos.
3.2 Projeto integrar – Intervir em família
População-alvo
Famílias de jovens com deficiência / incapacidade ou vulnerabilidade social.
Objetivos
Programa de intervenção, em horário pós-laboral, que integra a família como elemento ativo no desenvolvimento de competências para a integração socioprofissional. Sensibilização da comunidade para a integração profissional da pessoa com deficiência.
Valência
Programa estruturado em 4 domínios específicos.
4. Programa Municipal
Programa realizado em parceria com as Câmaras Municipais de Esposende e Barcelos que permite a estudantes das escolas públicas dos concelhos, o acesso gratuito a um programa de Equitação Terapêutica, desenvolvido em horário escolar.
Público-alvo
Alunos com necessidades de saúde especiais do ensino público.
Objetivos
Estimular competências comportamentais, sociais, motoras, equestres e cognitivas que impactem a vida académica, pessoal e familiar.
Valência
Hipoterapia
Equitação Terapêutica
Área Educacional e Social
Existem dois programas em vigor na área educacional e social:
equitação Inclusiva na Comunidade
A Equitação Inclusiva na Comunidade, compreende dois sub-programas de iniciação à equitação desportiva baseados nos conteúdos da “Sela 1” da Federação Equestre Portuguesa.
5.1 equitação Inclusiva - Institucional
População-alvo
Crianças e jovens com vulnerabilidade social ou em situação de risco, institucionalizados ou inseridos em entidades do setor social local.
Objetivos
Combater o risco de isolamento social.
Valência
Equitação Desportiva
5.2 Novos horizontes – um caminho partilhado
População-alvo
Crianças e jovens migrantes identificados pelas entidades parceiras (municípios, escolas e unidades de acolhimento).
Objetivo
Combater o risco de isolamento social.
Valência
Equitação Desportiva
6. A galope para o sucesso escolar
Programa de combate ao insucesso e abandono precoce escolar que decorre através de parecerias com agrupamentos escolares nos concelhos de Esposende e Barcelos.
População-alvo
Crianças e jovens que frequentam instituições de ensino nos concelhos de Esposende e Barcelos, entre os 6 e os 20 anos de idade, nos níveis de ensino 2º CEB, 3º CEB e Ensino Secundário.
Objetivos
Desenvolvimento de competências pessoais, sociais e emocionais, que possam ser transferidas para o ambiente escolar.Desenvolvimento de competências pessoais, sociais e emocionais, que possam ser transferidas para o ambiente escolar.
Valência
Equitação Desportiva
Processo de Admissão
Processo de Intervenção
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